Comunicação, Ética e Relações Interpessoais

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2018/2019

Código: AF10
Sigla: CERI
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
TSPSFC 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ana Francisca da Silva Moura
Corpo docente: Isaura Fernanda Graça Pedro

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Identificar e analisaras bases da comunicação interpessoal reflectindo sobre os dados mais recentes da investigação na área. Reconhecer a necessidade do comportamento ético em todos os aspectos das relações interpessoais e, em especial, nas relações interpessoais profissionais. Identificar os aspetos fundamentais da Ética e Deontologia profissional assim como desenvolver competências para a participação ativa na discussão e tomada de decisão ética em contexto profissional. Analisar criticamente as situações ou problemas éticos e deontológicos que surgem ao longo do ciclo de vida do individuo conhecendo os problemas ético-deontológicos inerentes ao cuidar tanto de crianças muito pequenas como de pessoas, em fase final de vida.

Conteúdos programáticos

Ponto 1 - Comunicação interpessoal

Princípios básicos da comunicação interpessoal.
A comunicação intra e interpessoal.
Motivação e valores envolvidos na comunicação.
Estilos sociais e estilos comportamentais.
A comunicação em contexto profissional.

Ponto 2 – Ética Fundamentos da Ética, Moral, Direito e Deontologia.

A pessoa e dignidade humana.
Bem Comum e o Respeito.
A Dimensão ética do cuidar.
Direitos humanos e direitos e deveres dos profissionais na área dos cuidados e assistência à família.
Sigilo Profissional.
Código Deontológico.
A consciência moral e a tomada de decisão ética.
Questões éticas ao longo do ciclo de vida.
Questões relacionadas com a negligência e maltrato de crianças e idosos.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os objectivos de aprendizagem são coerentes com os conteúdos programáticos uma vez que incluem conhecimentos que se consideram como imprescindíveis para a área profissional em questão como sendo o trabalho na área da infância e do envelhecimento.

Metodologias de ensino

O ensino completa aulas teóricas e práticas onde são efectuados pequenos trabalhos práticos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Os objectivos de aprendizagem traduzem a necessidade de uma formação para um contexto real de trabalho pelo que as metodologias de ensino integram tanto a exposição teórica como o trabalho prático principalmente de reflexão sobre casos práticos.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é efectuada por trabalhos efectuados na aula (50%) e pela apresentação de um trabalho de grupo (50%)

Regime de assiduidade

A avaliação contínua requere 75% de presenças.

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