Código: | AF10 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | CERI | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Francisca da Silva Moura |
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Corpo docente: |
Isaura Fernanda Graça Pedro |
Português
Identificar e analisaras bases da comunicação interpessoal reflectindo sobre os dados mais recentes da investigação na área. Reconhecer a necessidade do comportamento ético em todos os aspectos das relações interpessoais e, em especial, nas relações interpessoais profissionais. Identificar os aspetos fundamentais da Ética e Deontologia profissional assim como desenvolver competências para a participação ativa na discussão e tomada de decisão ética em contexto profissional. Analisar criticamente as situações ou problemas éticos e deontológicos que surgem ao longo do ciclo de vida do individuo conhecendo os problemas ético-deontológicos inerentes ao cuidar tanto de crianças muito pequenas como de pessoas, em fase final de vida.
Ponto 1 - Comunicação interpessoal
Princípios básicos da comunicação interpessoal.
A comunicação intra e interpessoal.
Motivação e valores envolvidos na comunicação.
Estilos sociais e estilos comportamentais.
A comunicação em contexto profissional.
Ponto 2 – Ética Fundamentos da Ética, Moral, Direito e Deontologia.
A pessoa e dignidade humana.
Bem Comum e o Respeito.
A Dimensão ética do cuidar.
Direitos humanos e direitos e deveres dos profissionais na área dos cuidados e assistência à família.
Sigilo Profissional.
Código Deontológico.
A consciência moral e a tomada de decisão ética.
Questões éticas ao longo do ciclo de vida.
Questões relacionadas com a negligência e maltrato de crianças e idosos.
Os objectivos de aprendizagem são coerentes com os conteúdos programáticos uma vez que incluem conhecimentos que se consideram como imprescindíveis para a área profissional em questão como sendo o trabalho na área da infância e do envelhecimento.
O ensino completa aulas teóricas e práticas onde são efectuados pequenos trabalhos práticos.
Os objectivos de aprendizagem traduzem a necessidade de uma formação para um contexto real de trabalho pelo que as metodologias de ensino integram tanto a exposição teórica como o trabalho prático principalmente de reflexão sobre casos práticos.
A avaliação é efectuada por trabalhos efectuados na aula (50%) e pela apresentação de um trabalho de grupo (50%)
A avaliação contínua requere 75% de presenças.
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